3/18/2015

Faculdade - Cursando Design com Diane Alves

Oi gente, como vão? Hoje trago mais um curso bacana pra ajudar a galera que ainda não se decidiu.
Hoje a entrevistada assim como os outros é uma amiga minha, fiz o ensino médio com ela e só tenho coisas boas á dizer.




1-      Você demorou muito para escolher o curso que iria fazer?
Diane; Não pois sempre estive inserida nessa área. Desde pequena tive contato com a área de artes e impressos pois minha mãe trabalhou em uma gráfica até os meus 10 anos e sempre após a escola eu ia para lá i ficava curiosa com tudo desde a parte da criação dos arquivos até o ultimo passo de embalar e empacotar. Estava sempre em cima dos funcionários querendo saber como era o processo de criação, como funcionavam as máquina as de impressão, corte e vinco, a separação dos matérias para por nos pacotes e a forma como cada coisa era empacotada para transporte. Também sempre fui muito interessada por desenhos e pinturas, fotografias, impressos, por isso antes da faculdade resolvi fazer um curso profissionalizante de comunicação visual para poder conhecer melhor a área e me apaixonei por tudo.

2-      Qual foi a sua impressão do primeiro dia de aula?
Diane: é um tanto complicado falar da primeira impressão pois você entra em um ambiente total mente diferente do que você esta acostumado, você conhece pessoas que estão no seu nível ou até bem maiores que vc, alguns nem sabem porque estão lá outros tem plena certeza do que estão fazendo e vc se vê perdido no meio deles tentando achar onde você se encaixa melhor.

3-      Quais as matérias que você mais gostou e menos gostou?
Diane: Difícil escolher pois todas as matérias são fundamentais, claro que tem aquela que você se identifica mais que no meu caso até agora é a linguagens e tecnologias que é a matéria onde se aprende sobre os programas que iremos end entrar no dia a dia photoshop, CorelDRAW, Illustrator, enfim. E a que menos me identifiquei foi redação instrumental, português para todos os efeitos, não preciso nem dizer pq não gostei, acho que é o mesmo pra todos.

4-      Conte um pouco sobre o seu curso e o que aprendeu até agora:
Diane: O curso é bem interessante, já tive matérias de redação, história da arte e do design, sociologia, desenho de observação, geometria, computação gráfica. No começo é mais uma base mesmo a partir de agora é que começa a ficar interessante pois terei as processos de criação, processos gráficos de impressão, xilogravura, pintura, composição grafica entre outras. É um curso bem prático tudo feito em cima do dia a dia com varias saídas externas, e todo semestre um projeto interdisciplinar. No primeiro semestre fiz uma monografia, no segundo tivmos que desenvolver uma embalagem para algum produto alimentício e desenvolver um manual de aplicação da mesma, agora no terceiro também criaremos um manual de aplicação mas agora de sinalização.

5-      O que espera dos próximos semestres?
Diane: Espero que os próximos semestres sejam ainda melhores do que o primeiros. No quarto semestre a turma sera dividida em duas áreas uma para design de produto e outra para design gráfico. Eu seguirei para gráfico e não vejo a hora de me especializar na area com projetos 3d, criação e aplicação de logotipos, sinalização, materiais gráficos, etc.


6-      Qual a sua instituição de ensino? Você gosta ?
Diane: Estudo na FMU da Vila Mariana. Analisando pelo curso, professores, colegas e amigos eu amo, é um ambiente bem descontraído pois é um prédio somente de cursos que envolvem arte então a todo momento temos intervenções no espaço. Agora analisando atendimento de secretaria e essas coisas é horrível pois a maioria você tem que resolver sozinho porque sempre que precisamos de alguma coisa falam só pelo aluno online, que é nossa plataforma, tudo que você vai perguntar na secretaria eles falam no aluno online ninguém te ajuda lá dentro.

7-      Você já trabalha na área?
Diane: Na área de design gráfico mesmo nunca trabalhei, já tive uma experiencia profissional como arte finalista em uma gráfica rápida fazendo cartões e visita, convites, panfletos, banners, edição de imagens, entre outras coisas. É um pouco dentro da área mais não exatamente ela em si pois na área de design gráfico ha muito mais coisas envolvidas.

8-      Conselho pra quem pensa em estudar  Design
Diane: Não comece o curso se você não tem certeza do que quer pois é muito puxado e você tem que dar conta de tudo pois ali é um treino pra sua vida no futuro. Aconselho a quem deseja fazer esse curso procure antes fazer como eu fiz, faça um curso profissionalizante para saber como é a área que você está escolhendo. No meu curso muita gente desistiu por não aguentar a carga, a pressão e a competência que o curso exige pois muitos acham que o designer não é nada que uma arte todo mundo consegue fazer mas o designer envolve muito mais do que só a arte final, antes dela você tem todo um planejamento, processos de pesquisa, discussões em grupo, muitos e muitos estudos de referencias, vários esboços, é preciso conhecer o seu cliente totalmente para saber o que ele precisa, o que ele quer passar para então poder passar para o computador e após isso apresentar uma proposta ao seu cliente e ter toda uma explicação do que foi feito, porque usou essa cor e não essa, porque assim e não assado, porque quadrado e não redondo, enfim muitas coisas são pensadas em um projeto que parece ser simples. Então se você quer fazer o curso de design saiba o que você escolhendo e o que vai enfrentar dali pra frente.

Alguns trabalhos feito pela Diane:



Espero que gostem e que ajude. 
Beijos e até o próximo curso. <3




4 comentários:

  1. Amei suas respostas, muito bom!

    Beijos e já estou seguindo.

    Blog da Joanna

    ResponderExcluir
  2. Arrasou no post, amei a dica do que cursar, essa facul é vida, bjkas http://garotafucada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir