2/25/2015

Faculdade - Cursando Arquitetura e Urbanismo com Emerson Porcel

Oi gente, como vão? Essa semana trago mais um curso bacana de um amigo super especial de longa dada que aceitou responder as perguntinhas sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo.




1-     Você demorou muito para escolher o curso que iria fazer?
Emerson P: Bem, Não... Fiquei com duvidas na profissão em que seguir devido à demanda de contratação e popularidade que cursos como administração e áreas voltadas para escritórios sempre tinham vagas; Mais pensei... Tenho que seguir uma profissão ao qual irei trabalhar o resto da minha vida, então preciso escolher algo que realmente eu sonhe no futuro me idealizar.
A vocação surgiu quando ao observar a cidade de São Paulo ficava a me instigar e questionar sobre sua Arquitetura e o seu Urbanismo, buscava analisar os Edifícios e Residências dessa vasta Metrópole, e ao ver a cidade via meios que poderiam causar uma sensação e melhorar a vida das pessoas.  Desde então busquei a diferença entre Arquitetura e Engenharia, e notei que Arquitetura era voltada para a área de criação, para a área das Artes e Estética. E não vou mentir Arquitetura tem menos cálculos que Engenharia e foi outro ponto decisivo para minha Escolha.. 

2-      Qual foi a sua impressão do primeiro dia de aula?
Emerson P: No primeiro dia de Aula, houve uma apresentação do que seria o Arquiteto e Urbanista, e realmente pude notar que estava no caminho certo.

3-   Quais as matérias que você mais gostou e menos gostou?
Emerson P:  A matéria ao qual eu mais gosto são as aulas de Projeto Arquitetônico, cada semestre há uma especificação de Projeto Arquitetônico, porém é a matéria que eu gosto devido à área de criação e exposição de suas idéias para um determinado projeto, onde você propõe e cria uma edificação que corresponda às necessidades e com suas peculiaridades de um futuro Arquiteto.
A matéria digamos que eu menos me identifiquei até o momento foi de conforto ambiental, mais devido à necessidade do edifício em si, ter que ser modificado para atender determinada situação, como ventilação e conforto das pessoas que estarão ali, sabendo-se que atualmente a tecnologia pode atender essas necessidades, mas sei da importância desta matéria e aplico em meus estudos.

4-     Conte um pouco sobre o seu curso e o que aprendeu até agora:
Emerson P: Aprendi que nada se cria do nada, você precisa adquirir conhecimento e referencias para assim se criar algo novo, compreender as necessidades e funções que devem ser atendidas e suprir essas necessidades apresentando uma solução, além de ter como uma grande concepção do impacto que seu projeto e, ou proposta irá causar na cidade, e principalmente na sensação que será causada nas pessoas.

5-    O que espera dos próximos semestres?
Emerson P: Enriquecer ainda mais meu repertório e principalmente começar a adquirir novos conhecimentos que me façam dar meus futuros passos como um Arquiteto e Urbanista.

6-  Qual a sua instituição de ensino? Você gosta?
Emerson P: Estou Cursando o 5º Semestre na Universidade Paulista – UNIP.  Um diferencial que gosto bastante da minha instituição de Ensino e sua média de avaliação ser acima das demais sendo à média 7,0. E pela sua metodologia e professores bem aplicados, há matérias que tenho até quatro professores e todos lhe prestam atendimento; mesmo sem conhecer demais universidades gosto bastante da instituição em que estudo.

   Você já trabalha na área?
Emerson P: Ainda não, mais estou à procura de um estágio ou oportunidade nesta área, mesmo sendo uma área que há muitas vagas no Brasil, requer profissionais realmente capacitados e estou a adquirir uma bagagem e um repertório para poder exercer a profissão.

8-    Conselho pra quem pensa em Estudar Arquitetura e Urbanismo:
Emerson P: Bem, realmente eu digo para aqueles que desejam seguir nesta área de Arquitetura e Urbanismo, que não sigam esta área se pensam apenas no dinheiro ou em apenas num diploma acadêmico. Mais sigam realmente por uma paixão ou sonho, porque realmente o curso não é um mar de sonhos, requer muita determinação para você atingir os objetivos, requer muito, muito tempo para os trabalhos, projetos, maquetes e estudos, pois para conseguir atingir as metas você precisa realmente atender as necessidades e funções apresentando uma boa solução e, às vezes não é o suficiente, e requer que você sempre esteja adquirindo conhecimentos, e se você está preparado a passar noites em claro desenvolvendo projetos e, ou montando maquetes seja bem vindo, pois às vezes um imenso trabalho ou esforço realizado não é o suficiente, mais se lembre que você está sendo avaliado e é a avaliação para o mercado lá fora que você está se preparando, e é precisa ter um diferencial dos demais, além dos materiais e gastos com a faculdade não são poucos, mais a sensação depois de todas essas dificuldades vencidas é uma sensação inexplicável e um reconhecimento incrível. Porque Arquitetura não é apenas um sonho, mais é você também lidar com o sonho dos Outros.

Muito obrigado a todos e principalmente pela oportunidade de poder contar mais do curso de Arquitetura e Urbanismo, que foi me concebida pelo blog Carpe Diem Mica! Abraços!

Alguns projetos do meu amigo: 



Bom esse foi meu amigo Emerson eu espero muito que vocês tenham gostado. Próximos cursos viram e tenho uma surpresa em breve com uma formanda em EVENTOS. Vamos fazer um vídeo bem bacana para vocês.
Quais cursos querem ver aqui?
Beijos.


6 comentários:

  1. Valeu! Obrigado por falar um pouco do meu curso pra quem deseja saber como é a vida de arquiteto! Rsrs

    ResponderExcluir
  2. Por nada..<3
    Beijos, te vejo no ponto de ônibus. Acho!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem, ajuda muito a quem ainda está escolhendo. Xoxo' <3
    Não sou uma It | Fanpage

    ResponderExcluir